Churrasco Completo. Tudo para fazer um churrasco perfeito



 O que é churrasco?



O que é churrasco?! Para nós, é a habilidade de reunir os amigos em um evento cuidadosamente planejado, com as melhores carnes, as melhores bebidas, as melhores sobremesas, os melhores dos amigos e a melhor diversão!

Saber fazer um bom churrasco é algo comum, que requer alguma experiência além de um pouco de talento, mas fazer aquele churrasco perfeito, com todo capricho nos detalhes, é apenas para as pessoas realmente comprometidas em agradar seus convidados. O estado da arte!

Vamos apresentar aqui uma serie de dicas e listas de tudo o que podemos ter e como fazer um churrasco completo, para que fique tudo o mais perfeito possível. Veja!

Coisas para churrasco que você precisa saber


Introdução ao buffet de churrasco ideal
Tipos de Carne para Churrasco
Como calcular a quantidade por pessoa
Acompanhamentos, Bebidas, Sobremesas e Outros
Lista de tipos de churrasco diferentes (Para inspirar)
5 Dicas de coisas obrigatórias
5 Dicas de coisas que não deve fazer


Introdução ao buffet de churrasco ideal


O básico – Preocupe se com um bom ambiente. Local agradável, pessoas divertidas, boa música e uma boa programação. Planeje tudo antes de realizar e compre pelo menos 1 dias antes.

Estrutura – Verifique se tem cadeiras para todos, vagas para estacionar, algum lazer, como uma piscina, um campo para uma bolinha ou até uma sinuca. Algum entretenimento ajuda muito no sucesso do encontro dos amigos.

Utensílios – Bons talheres (Ninguém gosta destes mais moles que a comida), copos para cerveja, drinks e refrigerantes, cada um de um tipo. (Cerveja em copo de plástico é muito ruim), pratos de acrílico são um pouco mais caros, mas muito melhor do que aqueles molengas de plástico, pegadores para cada tipo de acompanhamento, potes adequados e facas, tanto para o churrasqueiro, quanto para os convidados.

Espetos para churrasco – Neste ponto apenas antecipe a quantidade de pessoas para não ter espetos de menos, assim como espaço na churrasqueira suficiente para o número de convidados.

Carvão e gelo – Por último, mas tão importante quanto a carne, não pode deixar faltar carvão para o churrasco. Conte com 1,2kg de carvão para cada kg de carne, em média. Deixe sobrar um pouco para outras coisas que podem ir na churrasqueira.Já o gelo pode variar bastante. Por vezes há necessidade de gelo comum e filtrado, mas que geladeiras e um bom freezer podem compensar a falta do mesmo.


Tipos de Carne para o churrasco.


Churrasco de Picanha

Pra começo de conversa, apesar de ser bastante tentador, ficar só nas carnes tradicionais preferidas de todo mundo nem sempre é a melhor opção.

Variar o cardápio com bons acompanhamentos e ser criativo na escolha das carnes pode ser a melhor pedida.

Embora a gente saiba que 9 em cada 10 apreciadores de churrasco pedirão as mesmas coisas de sempre, como uma bela e macia picanha, com aquela gordurinha, uma costela no bafo, um contrafilé, dentre outras preferenciais, não hesite em variar um pouco o cardápio.


Dentre as carnes mais tradicionais.


Picanha – Macia avermelhada com uma espessa camada de gordura e sabor sem igual. A peça não tem mais que 1,3kg e é a preferida dos que gostam de uma carne mal passada.

Costela – De porco ou de boi, encontrada nas versões costela ponta de agulha, com mais gordura e carne e menos ossos, ou costela ripa, mais seca com mais ossos. Devem ser servidas ao ponto, o que é ideal também para saúde.

Fraldinha – A Fraldinha é uma carne de corte bovino, suculenta, localizada entre a ponta da costela e a perna de trás. Tem em torno de 1kg espessura em torno de 3 centímetros. Também chamada de “vazio”, mais ao sul. É ótima para grelha. Uma boa pedida é rechear com queijo, salame, tomate e temperos.

Maminha – Carne leve e suculenta, com pouca gordura e pode ser preparada no espeto ou grelha. Uma carne nobre, de formato retangular, é retirada do fim da peça da alcatra, próxima a ponta da agulha. Pesa em torno de 2kg.

Alcatra – É uma carne de primeira, suculenta e macia. Muito usada para churrascos e uma melhor alternativa de preço para Picanha ou Filé Mignon. Seu melhor preparo é na grelha e fica pronta rapidinho. É ótima para fazer um steak e fica boa para vários tipos de temperos e receitas.

Filé Mignon – Uma carne muito procurada para churrasco, muito macia e saborosa, sem nervos e pouca quantidade de marmoreio. Preparada em grelha ou peça inteira. Uma boa pedida

Contrafilé – Depois de tirar o nervo lateral e salgar, é só por na churrasqueira. Carne muito suculenta ideal para um bife na grelha grosso e mal passado. Muito usado para bifes e medalhões também é indicado para chapa e receitas de assados.

Miolo da Alcatra – É uma carne que possui uma grande camada de gordura, o que proporciona maciez e uma super suculência. Preparar na grelha, em bifes grossos ao ponto é a nossa dica. Se desejar tempere com margarida e cebola, além do sal grosso. É um toque especial.

Chuleta – É um corte saboroso permeado de gordura. Deve ser feita na grelha e fica pronta antes da alcatra. É o bife de contrafilé, com osso, e, por isso, também é uma carne nobre, também suculenta e macia. Para ficar boa deve ser cortada em grossos bifes de 3 cm e assada na grelha.

Cupim – Carne muito fibrosa, mais firme e exige maior tempo para assar, para variar um pouco das carnes clássicas, compre o celofane para churrasco para assar a carne em sua gordura. Neste método fica lacrado e, por isto, pode ser temperado a gosto. Seja criativo!


Como calcular a quantidade de carne por pessoa?




Existe uma média, de um buffet de churrasco com acompanhamentos, para 4 horas de churrasco, que é:

Homens – Cerca de 400 gramas de carnes e 100 de asa + coração + linguiça (ou outros).
Mulheres – Cerca de 250 gramas de carnes e 100 de asa + coração + linguiça (ou outros).
Crianças (Até 12 anos) 200 gramas de carnes e 50 de asa + coração + linguiça (ou outros).

Mas é interessante saber que esta quantidade é muito dependente do que é servido também. Quando há salgadinhos, outros pratos primários ou secundários e bias saladas, a tendência é até menos.

E caso seja um churrasco apenas de carnes, com poucos acompanhamentos, aumente em torno de 100g para carnes e outros diversos por pessoa.

É sempre bom ter um cálculo com alguma sobra, para não fazer feio, mas se tiver bons acompanhamentos e sobremesa então… Pode ir sem medo!

Acompanhamentos para churrasco


Para facilitar, vamos separar por tipos de acompanhamentos, dentre molhos, tipos de arroz, carnes secundárias, saladas, bebidas e sobremesas.

Tipos de arroz para churrasco.

Além de muitos outros, como o próprio arroz branco ou integral. Estas opções listadas são algumas das melhores e mais usadas, mas certamente você tem uma receita boa de arroz que combine. O segredo é deixar a comida bem colorida!

Arroz Maluco – Com bacon, linguiça, ovos, cebola, alho e temperos e sal a gosto.
Arroz com Brócolis – Arroz com cozido com brócolis.
Arroz com Legumes – Brócolis, cenoura, repolho e couve flor.
Arroz à Grega – Com uva passa, parmesão e ervilhas.
Arroz Mineiro – Banana nanica, ervilha, presunto e mussarela.
Arroz Segredo – Ovos, salsa, milho, presunto e mussarela.

Tipos de farofa para churrasco.

A farofa é um dos pratos mais importantes do churrasco. IMPRESCINDÍVEL. E este é mais um dos bons motivos pra gente caprichar. Quem é que não gosta de farofa?

Farofa de Bacon – Com cubinhos de bacos.
Farofa de Ovo – Com ovos e cebola (ou alho).
Farofa de Carne Seca – Com carne seca pré pronta.
Farofa de Linguiça – Com calabresa.
Farofa Maluca – Com Bacon, Ovos e Linguiça (Cuidado para não misturar com arroz maluco.
Farofa de Alho ou Cebola – É sempre bom lembrar da velha e boa farofa comum, que em alguns casos ainda é a melhor combinação.


Tipos de saladas para churrasco.

Escolher tipos de saladas para acompanhar o churrasco é mais fácil do que parece, mas mesmo assim vamos deixar dicas que combinam muito bem e sabemos que seus convidados não deixarão sobrar no pote (como acontece com saladas em churrascos).


Salada de Manga com Tomate – Manga, tomates débora, cebola roxa, vinho tinto, azeite e pimenta do reino.
Salada de Palmito – Palmito, ervas finas, azeitonas pretas e verdes e (opcional) vinagrete.
Salada de tomate cereja – Tomate cereja, mussarela de búfala e manjericão.
Salada de Couve com Laranja – Couve fatiada, Laranja sem semente, vinagre e sal (Opcional) 1 colher de chá, de mostarda.
Salada de Ovo de Codorna – Ovos de codorna, milho, tomate cerveja e cenoura e cebolinha. Os ovos podem ser cortados ao meio ou picados.
Maionese Clássica – Batata, cenoura e maionese (opcionais de ovos, ou maçã, milho, uva passas, dentre outras coisas
Maionese Maluca – Batata, cenoura, maionese, ovos e milho.
Salpicão – Frango desfiado, pimentão das cores desejadas, ervilha, milho, azeitona, cenoura, maionese e azeite. Cheiro verde e batata palha para decorar.
Macarronese – Macarrão parafuso, uva passas, milho, ervilha, presunto, mussarela, linguiça calabresa, azeitonas e salsinha e cebolinha. (Opcional) algumas pessoas fazem com maionese, outras não.
Salada verde – Misto de folhas a gosto. (Não muito popular) – (Opcional) Trocar por Caesar Salad.

Tipos de Molho para churrasco.

Fugindo um pouco do tradicional molho à campanha, ou vinagrete (nada contra, porque é muito gostoso), vamos listar algumas alternativas, talvez para um segundo molho ou uma opção mesmo para quem não curte o molho azedinho.


Molho de Alho Especial – Alhos, maionese, leite, limão, óleo e sal. (Mais usado quando há pão de alho)
Molho Verde – Limão, azeite, orégano, pimenta do reino, maionese e cheiro verde. (Ótimo para saladas com folhas)
Molho Barbecue – Açúcar mascavo, molho inglês, molho de tomate, mostarda, alho e sal (Porém é fácil encontrar já pronto)
Vinagrete – Cebola, tomate, pimentão (quais cores quiser), cheiro verde, azeitona, vinagre e água.
Molho Rosé – Maionese e catchup (opcional) mostarda e creme de leite. (Usado quando há ovos de codorna)
Molho Tártaro – (Usado com saladas e quase qualquer tipo de espetinhos)

Não há muitos tipos de tempero para churrasco diferentes destes. Com criatividade sempre podemos inovar em algo, mas além dos molhos e alguns recheios especiais, é sal grosso e direto pra brasa.

Observação importante: Devemos tomar cuidado ao combinar a salada, com arroz, molho e farofa, pois os acompanhamentos podem ficar carregados demais.

Tente sempre ter mais de um tipo, em caso de acompanhamentos muito carregados, como arroz maluco ou farofa maluca, com saladas fortes e molhos muito temperados. É bom variar entre pratos temperados e de sabores mais neutros.

Acompanhamentos extras para churrasco.

Tipos de linguiça para churrasco, queijos e outros tipos de carnes que podem ir na brasa e dar um gostinho a mais.

Linguiça toscana, de calabresa, de frango, de pernil e muitas outras, incluindo linguiças recheadas.
Camarão simples ou empanado.
Coração de frango.
Asa, coxa, e sobre coxa de frango.
Queijo coalho, Provolone e Gorgonzola, são ótimos para churrasco.
Pão de sal com alho ou algo e queijo são tradicionais.
Medalhão de frango ou carne.
Costela barbecue faz muito sucesso.
Banana e abacaxi assados, com açúcar e canela (Opcional) creme de leite. Não é incomum assar outras frutas.
Espetinhos de churrasco. Uma opção bacana para criançada.


Tipos de Sobremesas para Churrasco.

Um docinho na boca é sempre uma boa! Huummm! Além do clássico sorvete e banana com canela, mais algumas dicas que podem agradar e adoçar a boca de seus convidados.


Sorvete e banana assada com açúcar e canela – Clássico
Mousses de maracujá e chocolate – Fáceis de fazer, leves e agradam sempre.
Pavê – Combina muito bem, ainda mais se for algum tipo gelado com sorvete.
Torta de limão – 99,9% das pessoas gostam desta torta, ainda mais se for caprichada no merengue.
Frutas Simples – Sim. Só frutas. Algumas frutas da época, sem exagerar, como uma segunda opção.
Tortas variadas ou pudins – São opções clássicas, mas sempre funcionam e todos gostam.


Tipos de Bebidas para Churrasco.

Embora esta parte seja um tanto quanto óbvia, vamos completar nossa lista com o que há de melhor (depois do próprio churrasco) nesta festa.


Chopp – Um bom Chopp pode fazer uma real diferença e dar um toque especial. Hoje é muito simples alugar uma choppeira. (Opcional) Chopp escuro da um UP no churrasco. Sucesso certo!
Cerveja – Opcional ao Chopp ou para agregar, é sempre bom ter 1 ou 2 tipos pelo menos.
Refrigerantes, mates, sucos e ÁGUA – Jamais deixe de pensar nisso. A criançada e os desidratados agradecem.
Caipirinhas e Caipivodkas – Clássico. Dispensa apresentação.
Cocktails, estilo open bar – Outra dica de MUITO sucesso. Ter um bartender servindo drinks é espetacular para este tipo de evento.


Tipos de Churrasco.


Se sua ideia de churrasco tradicional está te cansando um pouco, ou mesmo se desejar variar para experimentar, vão aí algumas dicas de tipos de churrascos diferentes para arrasar com os amigos.


Churrasco Coreano – Tiras finas de carnes marinadas regadas a molho de soja com cebolinha e gergelim. Sucesso na coreia do sul.
Churrasco chinês – ou Char Siu, se trata de uma carne assada de porco, com diferentes temperos e leva também mel e queijo de soja.
Churrasco Irlandês – Hambúrgueres dos mais variados na churrasqueira, com molhos e queijos apropriados. Boa pedida!
Parrilla – Churrasco comum na Argentina e no Uruguai, parecido com o nosso, com a diferença que posicionam as carnes bastante próximas da brasa, com pedaços de carne bem generosos e batata frita.
Churrasco Gaúcho – Todas as carnes são fixadas em um espeto em pé, ao lado de uma vala aonde queimam a brasa.
Churrasco de peixe e frutos do mar – Não muito incomum, são peixes como salmão e Tambaqui e sardinha, só que na brasa. Assim como camarão, lula, polvo, dentre outros. Sim, alguns são mais incomuns que outros…
Churrasco Vegano – Sim, você não leu errado, mas caso tenha algum amigo que não coma carne, em seu ciclo, é bom pensar em algumas opções veganas para por na brasa. Não vá dizer a ele que vai assar um chuchu.





5 Dicas para fazer um bom churrasco.

Com tudo o que foi dito, 5 toques a mais para melhorar a experiência de seus convidados.

Temperos para churrasco – Use tipos de temperos diferentes em seu churrasco. Tomilho, azeite, alho, dentre outros, se bem combinado vale a pena. Carnes recheadas também são muito bem vistas.
Tente combinar seus pratos – Se todos os seus pratos forem muito saborosos e temperados, seus convidados podem ficar enjoados. Como dito antes. Se fizer um arroz maluco, faça mais saladas e uma farofa simlpes.
Faça molhos – Use bem as dicas de molhos (e outras que conhecer) molhos dão um gosto especial e nem todos gostam do mesmo.
Aprenda a assar cada tipo de carne e como servir – Nem todas as carnes é só jogar na churrasqueira. Acerte a mão. Contrate um bom churrasqueiro ou dê uma estudada antes.
Grelhar Frutas e Vegetais – Muito boa opção. Mas procure saber antes o que alguns de seus convidados gostam, para evitar desperdício. É uma boa forma de sair do padrão.


5 Dicas para NÃO errar no churrasco.


5 erros para não cometer fazendo churrasco

Não tire a gordura da carne – A gordura não deixa a carne ficar ressecada, ajuda a cozinhar e proporciona um sabor muito melhor.
Segure a mão no sal – É muito fácil salgar a carne demais, usando o sal grosso. Teste bem o nível de sal antes de preparar um churrasco para algum público. (Ou peça recomendações). Uma dica é espalhar por todo o corte, removendo o excesso.
Aprenda a cortar a carne – As carnes devem ser cortadas na direção contrária de suas fibras, tanto para ir a churrasqueira, quanto após assada. Isso mantém o sabor.
Atenção a temperatura – Tanto da churrasqueira, ao colocar a carnes, o fogo deve estar estável, quanto da carne, que não pode estar congelada.
Fique atento ao tempo de cada carne – Não adianta apressar o churrasco. Cada carne tem seu tempo para assar. Aumentar a foto ou atender um apressadinho com fome vai desregular seu churrasco.

Se estiver atento a todos estes detalhes, certamente fará um ÓTIMO churrasco. É muito importante, ao convidar as pessoas, ser atencioso e respeitoso, oferecendo uma boa experiência a todos.

Além de ser bem visto como um ótimo anfitrião, todos ficarão satisfeitos em ver que, ao convida-los, teve um carinho extra no preparo.

No caso de não querer ter TODO este trabalho, lembre-se que pode sempre contar com a gente! Equipe Pizonis à sua disposição.

Artigo Original do Nosso Site: Churrasco Completo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pizzaria na Sulacap

Salão de Festas Pizoni’s

Buffet de Churrasco Tradicional no Rio de Janeiro